Esse tutorial explica como gravar um DVD de vídeo semelhante aqueles encontrados em locadoras de vídeo (com menu, legendas, áudios extras, capítulos, etc.) e que funcionará em qualquer "DVD player de sala" comprado por ai. Se você quer saber como gravar um DVD de dados, então recomendo a leitura do tutorial nesse link). O software usado para gravar o DVD de vídeo foi o DVD Flick, um excelente programa open source e fácil de usar. Você poderá criar o DVD usando arquivos FLV, AVI, MP4, RMVB, WMV, SWF, MPEG, MKV e vários outros formatos (não se esqueça de baixar o DVD Flick). Enfim, vamos começar.
Adicionar títulos (arquivos de vídeo)
Tela inicial do programa DVD Flick
Na tela inicial do programa, clique no botão "Add title" e selecione um ou mais arquivos de vídeo que você queira adicionar na gravação. O DVD Flick aceita diversos codec's de áudio, containers e codec's de vídeo, mas se mesmo assim seu vídeo não for aceito pelo programa você pode usar um conversor de arquivo e tentar novamente.
Repare a barra vertical marcando um valor em porcentagem (%). Esse valor é a capacidade do projeto. Se ele estiver em 100% e seu bitrate estiver em "Auto-fit" (explicarei mais abaixo), então recomendo que você vá retirando alguns vídeos do projeto até a barra ficar com um valor menor que 100%.
Editar títulos
Editando as propriedades do vídeo
Adicionando capítulos no DVD
Você pode editar um título (vídeo) com um clique duplo ou clicando uma vez nele e pressionando o botão "Edit title". Aqui você pode escolher o número de capítulos que o título terá, seja entrando com o número de capítulos ou um intervalo de tempo. Também é possível adicionar legenda, alterar o nome do título, mudar o aspecto (Widescreen ou Fullscreen), adicionar áudio e adicionar outro vídeo ao título. Deixe o valor padrão caso você não entenda algum conceito. Terminada a edição clique no botão Accept.
Configurar o projeto
Configurando o projeto
Clique no botão "Project settings" (topo) para abrir as configurações do projeto. As principais configurações que podem ser feitas nesse momento é escolher o "Target size" na aba General, o "Target format" na aba Video e o "Target bitrate" na aba Video.
- Target size: Geralmente um DVD de 4.3 GB (ou 4.7 GB) é suficiente para gravar os vídeos, mas, caso você ache necessário mudar, há diversas opções, inclusive DVD Dual Layer.
- Target bitrate: Caso você esteja querendo colocar vários vídeos no DVD, então você deverá escolher o "Target bitrate" mais adequado. Quanto maior o valor do "Target bitrate", melhor a qualidade do vídeo, porém o tamanho dos arquivos também aumentam, ou seja, "Target bitrate" alto equivale a qualidade alta, mas baixa quantidade (poucos vídeos). Se você diminuir o "Target bitrate" irá caber mais vídeos, mas a qualidade de cada um deles irá diminuir. Faça alguns testes até chegar no ponto que VOCÊ gostou, ou seja, qualidade do vídeo ficou boa e o "Harddisk space required" não ultrapassou o tamanho da mídia (geralmente 4.7 GB), ou então deixe em "Auto-fit".
- Target format: A maioria dos países da Europa, Ásia, África e Oceania usam o formato PAL, já a maioria dos países da América usam o NTSC. Alguns aparelhos de DVD suportam ambos os formatos, caso em que você deveria escolher o formato misto ("Mixed format"). Veja as especificações do seu DVD Player para que o resultado final seja satisfatório.
Algumas pessoas necessitam gravar o projeto em um arquivo de imagem ISO, seja para distribui-lo posteriormente pela internet ou para grava-lo em outro momento. Para isso, na aba Burning, habilite a opção "Create ISO image" para que a imagem seja criada. A criação do arquivo ISO não é obrigatória.
Configurando o comportamento de reprodução
Outras opções que talvez possa lhe interessar (elas controlam o comportamento de reprodução) são aquelas que estão na aba Playback. A primeira delas, "After a title has finished playing" significa, literalmente, o que fazer após um título (vídeo) terminar de rodar (tocar). As opções são:
- "Play the next title": Tocar o próximo título (supondo que há mais de um vídeo no projeto).
- "Play it again": Tocar o mesmo título novamente.
- "Stop playing": Parar de tocar.
- "Return to menu": Retornar ao menu (supondo que você habilitou ou vai habilitar algum).
A segunda opção na aba Playback, "Loop to first title when done playing last", quando habilitada, fará seu DVD tocar novamente o primeiro título quando o último título terminar.
Por fim, a terceira opção na aba Playback, "Always enable first subtitle", quando habilitada, fará seu DVD player sempre rodar a primeira legenda do vídeo sendo tocado, mas isso só será útil quando você adicionar mais de uma legenda ao vídeo.
Comprar DVD Player que lê arquivo DivX
Escolher a pasta de destino
Na parte de baixo da tela do programa você pode escolher a pasta de destino (Project destination folder) dos arquivos codificados pelo DVD Flick. Verifique se há espaço suficiente na unidade de destino. Outro ponto importante é que unidades com sistema de arquivo antigo, como FAT32, não podem gravar arquivos maiores que 2 Gigabytes, diferente de unidades NTFS. Veja no canto inferior direito a quantidade de espaço em disco requerido ("Harddisk space required") pelo seu projeto.
Gravar o DVD de vídeo
Escolhendo as propriedades de saída
Antes de gravar o DVD de vídeo tenha certeza de que as configurações de gravação estão adequadas para as suas necessidades. Para isso, clique em "Project settings" e depois clique na aba Burning. Verifique se a opção "Burn project to disc" está habilitada. Isso fará com que o DVD Flick grave seu projeto em uma mídia de DVD. Também é possível habilitar a criação de imagem ISO, apagar automaticamente um DVD regravável, deletar a imagem ISO após a gravação e verificar o disco após a gravação. Escolha o driver que irá gravar o DVD, a velocidade de gravação (recomendado 4x) e clique em Accept. Está na hora de gravar seu DVD. Clique no botão "Create DVD" para iniciar a gravação. Aparecerá na tela uma janela mostrando o progresso da codificação. Agora é só aguardar.
Com esses passos já é possível criar um DVD básico. A seguir há algumas opções extras para deixar seu DVD mais profissional.
Adicionar legenda
Adicionando legendas no vídeo
Editando as propriedades da legenda
Para adicionar legendas a um título (vídeo) clique na aba "Subtitle tracks" na tela de edição do vídeo e depois clique em Add. Clique em Edit para mudar suas configurações. Para legendas em português deixe a opção "Character set" em "Latin 1", escolha as margens de sua preferência, escolha a cor, tamanho e o tipo de fonte. É possível adicionar mais que uma legenda.
Adicionar áudio
Adicionando mais áudios
Clique na aba "Audio tracks" na tela de edição de vídeo e depois clique em Add. Geralmente usa-se mais que um audio em DVD's quando há a necessidade de ter alguma narração.
Adicionar menu
Adicionando um menu
Para deixar o DVD mais organizado, é aconselhável a criação de um menu. Para isso, clique no botão "Menu settings" e escolha um dos menus à esquerda. Clique no botão Preview para visualizar como irá ficar o menu no DVD.
Uma dica para aqueles que gostam de assistir vídeos da internet na TV é usar um DVD player capaz de reproduzir arquivos com a codificação DivX, ou simplesmente arquivos DivX. Alguns players vão além da mídia de DVD e permitem a conexão com dispositivos USB, por exemplo um pen drive, bastando apenas você copiar seu vídeo para o dispositivo e conecta-lo ao aparelho de DVD